Encontro foi realizado na Escola Estadual de Referência e Ensino Médio Professor Jerônimo Gueiros, em Garanhus. Foto: Rita Rocha
Estudantes da Escola Estadual de Referência e Ensino Médio Professor Jerônimo Gueiros, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, participaram, na última sexta-feira, dia (30), de um encontro especial com a jornalista e ativista racial Jaqueline Fraga. O encontro teve como objetivo propor uma reflexão, debate e construção coletiva para o enfrentamento aos desafios sociais e culturais da sociedade em relação às questões do racismo no Brasil. Na ocasião, a palestrante abordará um conjunto de temáticas, a exemplo da representatividade midiática, combate aos crimes raciais e práticas antirracistas, que estão presentes dentro do seu livro “Movendo Estruturas”.
“Estou feliz de, enquanto mulher, negra, defensora da educação, poder estar diante de uma plateia que vive tantos desafios como eu já passei. Quero poder contribuir para que cada um desses jovens compreendam a importância de ocupar seus espaços e lutar contra o racismo em todas as suas formas” afirmou a escritora.
Nesta semana, o IBGE revelou que o Brasil atingiu a marca de 212, 5 milhões de habitantes e desse total, 55,5% se reconhecem como pessoas negras e pardas.
“Temos esse avanço nas questões de auto reconhecimento e identidade, e é preciso, também, que tenhamos formas de atravessar a invisibilidade e o racismo estrutural. Precisamos que as políticas públicas e a sociedade estabeleçam mais espaços para todos nós. Precisamos de mais equidade, oportunidades e respeito ", enfatizou.
A programação integra a 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra, teve o patrocínio do Banco do Nordeste, via Lei de Incentivo à Cultura.
Comments