top of page

IZA e Cidade Negra brilham no encerramento do Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco

Atualizado: 28 de jul.


Iza e Toni Garrido no FIG 2025
IZA e Toni Garrido no FIG 2025 - Fotos: Ayane Melo e Hilton Marques

A 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) encerrou a sua programação na Praça Mestre Dominguinhos, principal polo do evento, com grandes nomes da música brasileira. Entre as atrações que animaram o público estavam a cantora IZA e a banda Cidade Negra.


Realizado no Agreste pernambucano, o FIG é considerado o maior festival multicultural da América Latina, atraindo milhares de espectadores anualmente. No último sábado (26), a despedida contou com dois shows inesquecíveis. 


Celebrando 30 anos de carreira, a banda Cidade Negra empolgou o público com um setlist que incluía os seus principais sucessos. Hits que marcaram diferentes gerações foram entoados em coro pelos fãs do grupo, um dos grandes nomes do reggae brasileiro. Impossível não cantar junto canções como “A estrada", “Onde você mora?”e "Girassol" e não refletir com letras como as de “Querem meu sangue”.


Durante a apresentação, o vocalista Toni Garrido recordou a relação da banda com Garanhuns.


“Eu não via a hora de voltar aqui com o Cidade Negra, um dos locais mais belos, mais importantes e mais carinhosos com a gente", contou.

Ele também homenageou as mulheres negras, lembrando que na véspera do show, no dia 25 de julho, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. “Hoje é o dia da mulher preta, palmas para vocês meninas, máximo respeito", disse.


O músico também aproveitou para parabenizar a cantora IZA, que se apresentaria na sequência, destacando a representatividade da artista para mulheres negras brasileiras. Ele puxou o coro e o público repetiu o nome da cantora seguidas vezes.


Após a apresentação do Cidade, IZA subiu ao palco levando alguns dos seus principais hits. Essa foi a estreia da cantora no FIG e contagiou o público com animação, sucessos e coreografias.  


Canções de diferentes álbuns, como Dona de Mim (2018), que também dá nome a um de seus maiores sucessos e batiza a novela das 19h da TV Globo, onde a música é a trilha de abertura, fizeram parte do setlist. Também não faltaram canções de Afrodhit (2023), como “Que se vá”e “Fé nas malucas".


A cantora dedicou o show a Preta Gil, que faleceu no último dia 20 de julho, aos 50 anos, após dois anos de enfrentamento a um câncer de intestino. “Vai ficar muito bonito se vocês cantarem junto. Essa música é para Preta", disse, ao iniciar “Sinais de Fogo", uma das canções da artista.


Durante a homenagem, que emocionou o público, foram exibidas fotos de Preta Gil com familiares e amigos, enquanto IZA cantava "Vamos Fugir", composição de Gilberto Gil, pai de Preta. Entre os registros, estavam fotografias com o pai, a mãe, o filho e a neta da artista. A apresentação das imagens encerrou com um retrato de Preta Gil e IZA abraçadas. 


Com um show marcado pela interação entre cantora e público, IZA leu mensagens de fãs que seguravam cartazes na plateia e também recebeu o carinho de crianças e adolescentes. Ela convidou diferentes meninas para subirem ao palco e lembrou a filha Nala, de 9 meses de idade.


A chuva também foi marca constante ao longo de boa parte da apresentação da artista, mas o público se manteve presente e animado, cantando e dançando junto todas as canções. 


“Isso aqui está lindo demais. Muito obrigada a todos vocês que permaneceram aqui para ver o que a gente tinha preparado para vocês. Máximo respeito ao público. Máximo respeito a nossa cultura. Máximo respeito a eventos como esse, que juntam a gente assim ", disse.

O encerramento do show foi com o hit “Pesadão", sucesso que em 2018 lançou IZA aos holofotes nacionais."Tem gente do Bonde Pesadão aí hoje?”, brincou a cantora ao iniciar a canção.


Acompanhe vídeos e registros do FIG 2025 no nosso Instagram (@negrasouoficial).

.



 
 

Negra Sou

  • Instagram
  • Instagram
  • LinkedIn
  • TikTok

jaqueline@negrasou.com.br

Site: © Negra Sou

Hub de Comunicação e Literatura

bottom of page